sábado, 18 de outubro de 2014

Compreendemos que o nome Programação Neurolinguística resume os três pontos complexos que são estudados pela disciplina. O "Neuro" remete à mente, onde processamos nossas experiências por meio dos cinco sentidos. "Linguística" refere-se à linguagem ou a outras formas de comunicação não verbais e também  o termo "Programação" pode ser entendido como uma comparação entre a mente humana e um computador. O cérebro seria o hardware, enquanto os pensamentos e o comportamento, o software, programa que define como o computador interpreta os dados recebidos. Entende-se então, que com a PNL, é possível "reprogramar" o cérebro, ensinando a ele novos caminhos e retirando falhas de programação geradas no passado.


 


No tocante a Educação percebemos que a  PNL trabalha o aprimoramento da comunicação de cada indivíduo consigo próprio,com os outros e com o meio. Assim, o domínio da comunicação é o que faz um grande ser humano.
De acordo com o que pesquisamos , a
educadora ou educador e educandos podem utilizar a PNL para melhorar sua postura dialógica ao interagir com diferentes pessoas em seu ambiente de vida cotidiana, o que envolve local social de trabalho, estudo, entre outros.




"Portanto, conclui-se que a PNL é um importante instrumento que pode ser utilizado
dentro da Educação Popular, principalmente se conectada a Pedagogia de Freire aqui
apresentada, uma vez que pode aprimorar a comunicação humana e a capacidade dialógica dos indivíduos, facilitando a aprendizagem, a criticidade e a reflexão-ação na busca coletiva do emancipar-se." 

Copiado do seguinte site:
http://www.ce.ufpb.br/ppge/Dissertacoes/dissert06/Walberto%20Barbosa/Dissert%E7%E3o%20de%20Walberto%20Barbosa.pdf

 Professores e Educadores em contato com a Programação Neurolinguística
 no mẽs de agosto foi realizado um curso de PNL para professores  e educadores  com aulas ministradas pela coach, palestrante e executiva de RH Andrea Umbuzeiro



 http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/imagens/noticias/Noticias2012-I/adm-novosservidores3.jpg

 "Andrea explica que durante as aulas aborda as noções básicas de Programação Neurolinguística, pressupostos e sua profunda relação com aprendizagem; Estrutura e importância de comunicação e feedback; Rapport, o que é e como utilizá-lo. “A metodologia é mista, teórica expositiva e prática. Durante as atividades, o treinando terá a visão de como a aprendizagem envolve a aquisição de um conjunto de aptidões e estratégias que apoiam o processo, visando acelerá-lo e melhorar sua eficácia”.
Partimos do pressuposto de que o processo educacional envolve muito o relacionamento, principalmente quando falamos em educação de crianças e jovens. Todo avanço tecnológico não tem facilitado essas relações e muitas vezes tem distanciado as pessoas dentro de casa, isolando-se na companhia do computador, entorpecendo sentimentos e até provocando comportamentos estranhos nunca visto pela psicologia, onde a identidade das pessoas ficam comprometidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário