sábado, 25 de outubro de 2014

Considerações Finais

Por Bárbara Assis, Enilda Ferreira, Sidmar de Castro e Solange Feijoli

Quanto aos campos de interesse da Neurolinguística moderna, Morato (2001) cita: (I) estudo do processamento normal e patológico da linguagem por meio de modelos elaborados no campo da Lingüística, das Neurociências, da Neuropsicologia ou da Psicologia Cognitiva; (II) estudo da repercussão dos estados patológicos no funcionamento da linguagem; (III) estudo dos processos alternativos de significação (verbal e não-verbal) por sujeitos afetados por patologias cerebrais, cognitivas ou sensoriais; (IV) discussão de aspectos éticos, socioculturais relacionados ao contexto patológico, à cognição humana e à questão normal / patológico; e (V) estudo dos processos discursivos que relacionam linguagem e cognição. )

Recentemente, os estudos neurolinguísticos têm se fundido com o campo da Psicolinguística, que trata, grosso modo, da relação entre a mente e a linguagem a Neurolinguística abre caminho para pesquisadores de diversas áreas ligadas ao pensamento e à linguagem, como linguistas, fonoaudiólogos, psicólogos entre outros. Para mim que também sou da área de Letras é importante o estudo de fenômenos acontecidos em determinado vernáculo.

Vejo a Neurolinguística como um novo momento para a educação, entendendo então, que com a PNL, é possível "reprogramar" o cérebro, ensinando a ele novos caminhos e retirando falhas de programação geradas no passado.Trazer para a sala de aula,é uma nova forma de entender seus alunos e transformar sua relação com eles.Penso que a PNL tem um potencial tão grande para gerar mudanças positivas na educação,  que chegou a hora de pensar mais sobre a maneira como podemos unir esses dois campos educadores e a PNL.


A neurolinguística tem sido uma importante aliada da Educação. Os professores que aplicam a PNL em sala de aula tem conseguido ótimos resultados, pois ela é capaz de ajudar no comportamento e na dificuldade de aprendizagem dos alunos, ajudando a melhorar suas notas.
Agradecemos todos que apoiaram e visitaram nosso blog e finalizamos dizendo que aprendemos muito com todos os outros grupos e com nossas pesquisas e trocas no nosso grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário